Conheça programas educacionais voltados para o público de baixa renda

Sabemos que, muitas vezes, educação de qualidade está sempre relacionada com um alto custo de investimento. Desta forma, nem todos podem ter acesso à educação desejada mas a fim de equiparar essa situação, alguns programas educacionais agem visando popularizar o ensino de qualidade. Veja a seguir programas da educação voltados para o público de baixa renda:

Aprendiz Senai

O Senai é uma das maiores instituições do ensino técnico e disponibiliza anualmente vagas em cursos variados. Estas vagas podem ser referentes tanto ao ensino presencial quanto ao ensino a distância.

Além de possibilitar uma grande oportunidade para estudantes de baixa renda concluírem um curso reconhecido pelo MEC, o Senac promove ainda a experiência profissional.

Os estudantes inscritos nos cursos disponíveis podem conseguir bolsas como Aprendiz Senai, aprendendo a parte prática da atuação da sua área e recebendo uma remuneração equivalente ao serviço.

Para participar da seleção e concorrer a uma vaga, é necessário estar atento às inscrições para cursos gratuitos do SENAI em 2022.

Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma revitalização do antigo Pronatec mas que continua com os mesmo objetivos de popularizar o ensino técnico de qualidade e melhorar a qualificação da mão de obra.

O Novos Caminhos atua através de uma parceria entre o Governo do Estado e instituições parceiras como as escolas técnicas do Sistema S de ensino.

O programa é voltado para o público de baixa renda e oferta vagas através de uma plataforma online, quem podem ser para o ensino presencial e a EAD.

As bolsas ofertadas estão sempre voltadas para as áreas mais promissoras do mercado de trabalho, a fim de garantir um bom índice de empregabilidade para os profissionais formados.

Prouni

O ensino superior também possui iniciativas que visam oferecer oportunidades justas para os estudantes de baixa renda, como é o caso do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

O ProUni é um sistema de distribuição de bolsas de estudo a nível superior em instituições privadas a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Depois de realizar o exame, os estudantes devem aguardar o prazo de inscrição para o ProUni e aplicar as suas notas a fim de concorrer a bolsas parciais e integrais.

Fies

O Fies também um programa educacional que proporciona bolsas de estudo parciais e integrais para o ensino superior.

Para participar, é necessário ter realizado o Enem e ter obtido uma pontuação mínima de 450 pontos e uma pontuação superior a 0 na prova de redação.

Os estudantes se inscrevem para as bolsas do Fies e se aprovados, recebem condições de financiamento estudantil facilitadas.